Resíduos Industriais e Dejetos da Caprinocultura como Componentes de Substratos para Produção de Mudas de Eucalyptus badjensis

Autores

  • Shizuo Maeda
  • Guilherme de Castro Andrade Embrapa Florestas
  • Carlos Alberto Ferreira Embrapa Florestas
  • Helton Damin da Silva Embrapa Florestas
  • Raul Bortolotto Agostini Embrapa Florestas

Palavras-chave:

Resíduos, substratos, mudas.

Resumo

Com o objetivo de avaliar resíduos gerados nas produções de papel e celulose, de cerveja e na caprinocultura como substratos para a produção de mudas de Eucalyptus badjensis Beuzev. & Welch, foi conduzido um experimento no viveiro de produção de mudas da Embrapa Florestas, em Colombo, PR. Os resíduos celulósicos (lixívia negra e lodo orgânico obtido na estação de tratamento de efluentes) e de cervejaria (bagaço de malte) foram previamente compostados com serragem e o esterco caprino com casca de pínus. Os tratamentos foram dispostos em delineamento de blocos casualizados em parcelas divididas, com quatro repetições. As parcelas foram ocupadas pelos substratos e as subparcelas pela adubação de base - presença e ausência, sendo: 1) mistura de um produto comercial para substrato com casca de pínus compostado (relação volume/volume - v/v - de 1/1) padrão do experimento quando na presença de adubação na base; 2) produto da compostagem de bagaço de malte com serragem de madeira - relação v/v de 1/4; 3) produto da compostagem de lodo orgânico com serragem demadeira - relação v/v de 1/1; 4) mistura do tratamento 3 com casca de pínus - relação v/v de 1/1; 5) produto da compostagem de lixívia negra com serragem de madeira - relação v/v de 4/1; 6) produto da compostagem de lixívia negra com serragem de madeira - relação v/v de 3/2; 7) mistura do produto do tratamento 6 com casca de pínus - relação v/v de 1/1; 8) produto da compostagem de esterco de caprino. Os substratos dos tratamentos 2 e 8 podem ser utilizados para aprodução de mudas de E. badjensis, com ou sem adubação de base, enquanto que o do tratamento 4 pode ser utilizado somente com adubação de base. O crescimento das mudas de E. badjensis no substrato do tratamento padrão não foi prejudicado pela falta de adubação na base. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-03-2011

Como Citar

MAEDA, Shizuo; ANDRADE, Guilherme de Castro; FERREIRA, Carlos Alberto; SILVA, Helton Damin da; AGOSTINI, Raul Bortolotto. Resíduos Industriais e Dejetos da Caprinocultura como Componentes de Substratos para Produção de Mudas de Eucalyptus badjensis. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 53, p. 03, 2011. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/202. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.