Propriedades Ecofisiológicas e Produtivas como Ferramenta para Melhoramento Genético de Erva-Mate (Ilex paraguariensis St. Hil.)

Autores

  • Miroslava Rakocevic Embrapa Florestas
  • José Alfredo Sturion Embrapa Florestas
  • Moacir José Sales Medrado Embrapa Florestas
  • Osmir José Lavoranti Embrapa Florestas
  • Sérgio Henrique Mosele Universidade Regional Integrada de Alto Uruguai e Missões -URI, Campus Erechim
  • Alice Tereza Valduga Universidade Regional Integrada de Alto Uruguai e Missões - URI

Palavras-chave:

Condutância estomática, fotossíntese, herdabilidade, transpiração, valor genético.

Resumo

O trabalho teve por objetivos estimar parâmetros genéticos para 59 progênies de meios-irmãos de erva-mate, por ocasião da poda de formação, bem como avaliar propriedades ecofisiológicas para quatro progênies (P15, P18, P41 e P47) e duas testemunhas (P61 e P62) componentes de um teste combinado de procedências e progênies em Erechim, RS. As propriedades ecofisiológicas (condutância estomática (gs) - mol m-2s-1, fotossíntese liquida (A) - μmol CO2 m- 2s- e transpiração (E) -mmol H2O m-2s-1) foram medidas durante um ano (de setembro de 2002 a agosto de 2003) em cinco épocas. Os componentes de variâncias, parâmetros genéticos e fenotípicos e valores genéticos (para dados de massa foliar coletados em poda de formação) foram obtidos através do programa genético - estatístico "SELEGEN - REML/BLUP". A análise de parâmetros ecofisiológicos mostrou a sazonalidade de respostas, tornando-a  importante na avaliação. A sazonalidade de troca gasosa acompanha a ocorrência de paradas e ondas de crescimento da erva-mate. As progênies P18 e P47, classificadas quanto ao valor genético, em quinto e 23o lugar, respectivamente, apresentaram maior A, maior economia de água (menor E com maior A) e maior sobrevivência, quando comparadas com P15 e P41, que ocuparam a 23a e a 40a posição, respectivamente. Com herdabilidade individual no sentido restrito de 22,7%, é necessário recorrer a métodos de seleção que utilizem, simultaneamente, as informações do indivíduo e da média de sua família, para melhorar o peso de massa foliar em planta de erva-mate. Houve coerência entre respostas genéticas na análise de massa foliar e análise ecofisiológica, o que sugere avaliar componentes ecofisiológicos acompanhando a avaliação de massa foliar ou/e massa total, no processo de seleção e melhoramento genético da erva-mate. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

RAKOCEVIC, Miroslava; STURION, José Alfredo; MEDRADO, Moacir José Sales; LAVORANTI, Osmir José; MOSELE, Sérgio Henrique; VALDUGA, Alice Tereza. Propriedades Ecofisiológicas e Produtivas como Ferramenta para Melhoramento Genético de Erva-Mate (Ilex paraguariensis St. Hil.). Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], n. 51, p. 109, 2011. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/229. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.