Avaliação de clones de Eucalyptus em diferentes locais visando à produção de carvão vegetal

Autores

  • Thiago Andrade Neves Universidade Federal de Lavras (UFLA), Departamento de Ciências Florestais
  • Thiago de Paula Protásio Universidade Federal de Lavras (UFLA), Departamento de Ciências Florestais
  • Allan Motta Couto Universidade Federal de Lavras (UFLA), Departamento de Ciências Florestais
  • Paulo Fernando Trugilho Universidade Federal de Lavras (UFLA), Departamento de Ciências Florestais
  • Vinícius Oliveira Silva Universidade Federal de Lavras (UFLA), Departamento de Ciências Florestais
  • Carlos Magno Melo Vieira Saint-Gobain Canalizações LTDA

Palavras-chave:

Bioenergia, Biomassa, Qualidade da madeira

Resumo

Os objetivos desse trabalho foram avaliar a qualidade da madeira e do carvão vegetal de três clones de Eucalyptus plantados em diferentes locais e verificar a relação funcional existente entre a densidade básica e a profundidade de penetração do pino do Pilodyn. Foram avaliados três clones de Eucalyptus e amostradas quatro árvores por clone em cada local. Determinou-se a profundidade de penetração de um pino de aço do Pilodyn a 1,30 m de altura do solo (DAP), a densidade básica média (DBm), a densidade básica no DAP, o poder calorífico superior e os teores de lignina, extrativos totais, cinzas, holocelulose e a análise química elementar (C, H, N e O). A madeira foi carbonizada e o carvão produzido foi avaliado quantitativamente e qualitativamente. Na avaliação das características da madeira, utilizou-se um DIC em um esquema fatorial 3 x 2. Foi ajustado um modelo linear entre a DBm e a profundidade de penetração do pino do Pilodyn. Foi possível concluir que os clones apresentaram potencial para o uso energético. O carvão vegetal produzido pode ser utilizado na siderurgia. O modelo linear ajustado entre a DBm e a penetração do pino do Pilodyn mostrou-se satisfatório.

doi: 10.4336/2011.pfb.31.68.319

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Andrade Neves, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Departamento de Ciências Florestais

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2010). Atualmente é aluno (Mestrado) do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira na Universidade Federal de Lavras, linha de pesquisa com enfase em Energia da Biomassa Florestal.

Thiago de Paula Protásio, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Departamento de Ciências Florestais

Sou graduando em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras. Tenho experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Ciência e Tecnologia da Madeira e Energia da Biomassa.

Allan Motta Couto, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Departamento de Ciências Florestais

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2008). Atualmente é aluno (Doutorado) do Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira pela mesma instituição. Trabalha em linhas de pesquisa com enfase em Energia da Biomassa Florestal e Qualidade da Madeira.

Paulo Fernando Trugilho, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Departamento de Ciências Florestais

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestrado (1987) e doutorado (1995) em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Lavras, Lavras/MG. Possui experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Energia de Biomassa Florestal, Qualidade da Madeira, Propriedades Físicas e Químicas da Madeira, atuando com ênfase nos temas relacionados à qualidade da madeira e do carvão vegetal, tensões de crescimento, amostragem da madeira e técnicas não destrutivas.

Vinícius Oliveira Silva, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Departamento de Ciências Florestais

Universidade Federal de Lavras/Setor de ciência e tecnologia da madeira

Downloads

Publicado

23-05-2011

Como Citar

NEVES, Thiago Andrade; PROTÁSIO, Thiago de Paula; COUTO, Allan Motta; TRUGILHO, Paulo Fernando; SILVA, Vinícius Oliveira; VIEIRA, Carlos Magno Melo. Avaliação de clones de Eucalyptus em diferentes locais visando à produção de carvão vegetal. Pesquisa Florestal Brasileira, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 319, 2011. Disponível em: https://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/275. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.