Descrição

Forma: árvore semicaducifólia, com 8 a 20 m de altura e 30 a 50 cm de DAP, podendo atingir até 30 m de altura e 120 cm de DAP, na idade adulta, na floresta estacional. No Cerrado e na Caatinga, o angico-vermelho apresenta porte menor, com altura variando de 3 a 15 m.

Tronco: reto ou tortuoso. Fuste com até 13 m de altura.

Ramificação: cimosa, dicotômica. Copa abaulada, com os galhos apresentando acúleos e lenticelas.

Casca: com espessura de até 30 mm. A casca externa geralmente é pardo-grisácea e acinzentada e com muitas variações em sua morfologia, como: completamente coberta de acúleos, escura, profundamente gretada, áspera, apresentando arestas salientes; com poucos acúleos, e pode ser lisa, totalmente desprovida de acúleos e ter fissuras longitudinais pouco profundas. A casca interna é esbranquiçada.

Folhas: bipinadas com até 30 pares de folíolos opostos e 60 a 80 pares de foliólulos; pecíolo com glândula preta elipsóide, localizada junto à inserção e mais algumas menores entre os últimos pares de folíolos.

Flores: hermafroditas, de coloração branca, pequenas, reunidas em capítulos globosos axilares ou terminais.

Fruto: folículo achatado (Lima, 1985), deiscente, coriáceo, castanho-avermelhado, com superfície rugosa e dotada de pequenas excrescências, com 8 a 32 cm de comprimento por 1,5 a 3 cm de largura. Cada fruto contém oito a quinze sementes.

Semente: de coloração marrom-escura tendendo para preto, orbicular chata, lisa lustrosa, sem asa, comprimida ou achatada, com pequena reentrância hilar, com 12 a 20 mm de comprimento e 12 a 15 mm de largura (Souza & Lima, 1982).