Descrição

Forma: árvore perenifólia a semicaducifólia, com 10 a 20 m de altura e 30 a 60 cm de DAP, podendo atingir até 35 m de altura e 100 cm de DAP, na idade adulta.

Tronco: geralmente reto e mais ou menos cilíndrico. Fuste com até 12 m de comprimento.

Ramificação: cimosa, dicotômica, tortuosa e irregular. Copa umbeliforme, bastante ramificada, com esgalhamento grosso. 

Casca: com espessura de até 20 mm. A casca externa é lisa branca-acinzentada a cinza-escura, áspera, provida de fendas finas longitudinais. A casca interna é levemente avermelhada.

Folhas: compostas bipinadas, paripinadas; raque da folha com 15 a 20 cm de comprimento, com quinze a 35 pares de pinas multifoliolados; folíolo linear, assimétrico na base, obtuso, com costa média centralizada, margem ciliada e com um tufo de pêlos na inserção do pecíolo; pecíolo com 3 a 5 cm de comprimento. Há presença de glândulas: uma glândula cônica séssil próxima ao pulvínulo (na base do pecíolo) e uma a quatro glândulas verde-avermelhadas nos últimos pares de folíolos.

Flores: brancas a amareladas, pequenas, perfumadas, reunidas em inflorescências terminais, em panículas de glomérulos com até 40 cm de comprimento. 

Fruto: folículo deiscente por meio de uma fenda única (Lima, 1985), coriáceo, com as margens constritas, marrrom-escuro, estreito, com 11 a 30 cm de comprimento e 10 a 15 mm de largura, com uma ligeira constrição entre as lojas seminais, estipe de 10 a 20 mm de comprimento, com cinco a quinze sementes. 

Semente: escura, brilhante, orbicular, achatada, com ala estreita e sem pleurograma, com até 15 mm de comprimento.