Crescimento e Produção

Os dados de crescimento que constam nas Tabelas específicas foram obtidos, na sua grande maioria, da rede experimental instalada pela Embrapa Floresta, principalmente no Estado do Paraná  e em parcerias com outras instituições nos Estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe (Tabela 4). Foram utilizados, ainda, dados de literatura. Os dados de crescimento estão correlacionados com a classe de solo segundo classificação de EMBRAPA ... (1999).

Nas tabelas consta, para cada experimento, a idade (anos ou meses), o espaçamento, a porcentagem de plantas vivas, a altura total média, o DAP (diâmetro a altura do peito), o incremento volumétrico quando disponível, fonte e a classe de solo (EMBRAPA, 2000). Para experimentos com idades menores que cinco anos omitiu-se o incremento volumétrico.

O critério utilizado para qualificar o crescimento como lento, moderado e rápido, baseou-se no incremento volumétrico anual (com casca) expresso em m3/ha.ano-1:

Para o cálculo do fator de forma utilizou-se 0,5. Nas tabelas, é especificado se o volume é calculado por valores médios de altura e DAP ou se é calculado pelo autor (es).